A Jovens pelos Direitos Humanos Internacional celebra o seu 20º Aniversário

Vinte anos espalhando a mensagem dos direitos humanos.

A Jovens pelos Direitos Humanos Internacional celebra o seu 20º Aniversário este ano: 20 anos fornecendo recursos educacionais e atividades sobre direitos humanos que instruem, informam, auxiliam e unem os indivíduos, educadores, organizações e órgãos governamentais na disseminação e adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (DUDH) em todos os níveis da sociedade.

Todos os anos no Dia dos Direitos Humanos, a Jovens pelos Direitos Humanos Internacional organiza eventos para promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“O estado dos direitos humanos é devastador”, diz a fundadora e presidente da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional, Mary Shuttleworth. “As pessoas nunca defenderão os seus direitos ou os direitos dos outros se não compreenderem o que eles são.”

Em 2001, Shuttleworth, uma defensora e educadora veterana dos direitos humanos, ficou profundamente perturbada pelo estado dos direitos humanos no mundo pós-11 de setembro. Ao saber que 90% das pessoas pesquisadas eram incapazes de nomear mais de 3 dos 30 direitos concedidos pela DUDH, ela lançou uma iniciativa para informar os jovens sobre esse documento que celebra o 73º aniversário da sua adoção no Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.

Jovens representantes da 14ª Cúpula Anual dos Direitos Humanos organizada pela Jovens pelos Direitos Humanos Internacional nas Nações Unidas em Nova York.

Shuttleworth põe em cheque a questão de se ensinar às crianças que a escravidão foi abolida no século XIX quando provavelmente não há nenhum país na Terra onde o tráfico humano não esteja ocorrendo agora mesmo. “O fato é que hoje em dia, mais homens, mulheres e crianças vivem em regime de escravidão do que no auge do tráfico de escravos”, afirma.

A missão da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional é ensinar aos jovens os direitos humanos e inspirá-los a tornarem-se defensores valiosos da tolerância e da paz.

Algumas das conquistas realizadas pela Jovens pelos Direitos Humanos Internacional nos seus primeiros 20 anos incluem:

  • 16 Cúpulas Internacionais dos Direitos Humanos anuais e Tours Educacionais Mundiais. Shuttleworth viajou mais de 1 milhão de quilômetros — o equivalente a dar 26 voltas ao mundo — apresentando a campanha Jovens pelos Direitos Humanos Internacional a mais de 1.500 altos funcionários do governo em 82 países.
  • 30% da população do Timor-Leste foi instruída nos materiais da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional nas escolas do país, graças ao apoio do Vencedor do Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente José Ramos-Horta.
  • A Jovens pelos Direitos Humanos Internacional foi instrumental em ter leis aprovadas na Costa Rica e no estado de Chiapas, México, tornando a educação dos direitos humanos obrigatória nas escolas e incorporou a DUDH na constituição do estado de Chiapas.
  • Depois de a Jovens pelos Direitos Humanos Internacional ter treinado 200.000 militares colombianos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, as violações por parte das forças armadas caíram 96%.
1,7 milhão de estudantes foram informados sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas usando os materiais da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional.

Em 2019, a Cúpula Mundial dos Vencedores do Prêmio Nobel da Paz entregou a Mary Shuttleworth e à Jovens pelos Direitos Humanos Internacional a sua Medalha da Cúpula da Paz para Ativismo Social “em reconhecimento ao seu trabalho para instruir a juventude do mundo sobre a importância dos direitos humanos através da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

“Não se trata de saber quanto custará ensinar os direitos humanos, mas o que custaria não ensinar”, diz Shuttleworth. “Quando comecei, muito poucas pessoas sabiam realmente o que eram os direitos humanos. As pessoas estão mais conscientes dos direitos humanos agora. Não só fazemos a diferença, mas nós mudamos pontos de vista, melhoramos a qualidade de vida e salvamos vidas.”

A Jovens pelos Direitos Humanos Internacional reconhece os seus muitos voluntários e filiais em todo o mundo, com um agradecimento especial ao seu principal patrocinador, a Igreja de Scientology.

DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD