Defensores dos Direitos Humanos

Vinte e sete milhões de pessoas vivem como escravas — mais do que o dobro do número que havia no auge do comércio de escravos. E mais de um bilhão de adultos são incapazes de ler. Dada a magnitude das violações de direitos humanos — e os que se enumeram na seção deste site dão só um indício do quadro completo — não surpreende que 90% das pessoas sejam incapazes de nomear mais de três de seus trinta direitos.

Então, com tanta gente ignorando seus direitos mais básicos, quem assegurará que os direitos humanos sejam promovidos, sejam protegidos e sejam convertidos em realidade?

Para responder a essa pergunta podemos nos inspirar naqueles que fizeram a diferença e ajudaram a criar os direitos humanos que temos hoje. Estes humanitários defenderam os direitos humanos porque reconheceram que a paz e o progresso nunca podem ser conseguidos sem eles. Cada um deles mudou o mundo de uma forma significativa.

Martin Luther King Jr., quando defendia os direitos das pessoas de cor nos Estados Unidos na década de 1960, declarou: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

O grande defensor da resistência pacífica à opressão, Mahatma Gandhi, descreveu a não violência como “a maior força à disposição da humanidade. Ela é mais poderosa que a mais poderosa das armas de destruição concebida pela engenhosidade do Homem”.

Lutando intensamente contra a perseguição religiosa na França do século XVIII, Voltaire escreveu: “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.

Thomas Jefferson, inspirador e principal autor da Declaração de Independência Americana, declarou que “O cuidado da vida humana e a felicidade, e não sua destruição, é o primeiro e único objetivo legítimo do bom governo”.

Existem aqueles que através do pensamento e da ação fizeram a diferença e mudaram o nosso mundo. Entre eles estão os seguintes humanitários, cada um deles um defensor poderoso e eficaz, e cada um é uma inspiração para todos os que se dedicam hoje à causa dos direitos universais:

Mahatma Gandhi (1869 –1948)

Eleanor Roosevelt (1884 –1962)

César Chávez (1927–1993)

Nelson Mandela (1918 –2013)

Martin Luther King Jr.(1929 –1968)

Desmond Tutu (1931–2021)

Óscar Arias Sánchez (1940)

Muhammad Yunus (1940)

José Ramos-Horta (1949)

DOWNLOAD »