Definição de Direitos Humanos

O que são direitos humanos?

Vamos começar com algumas definições básicas de direitos humanos:

Humano: substantivo
Um membro da espécie Homo sapiens; um homem, mulher ou criança; uma pessoa.

Direitos: substantivo
Coisas a que você tem direito ou que lhe são permitidas; liberdades que são garantidas.

Direitos Humanos: substantivo
Os direitos que você tem simplesmente por ser humano.

Se perguntar às pessoas na rua: “O que são direitos humanos?”. Você obteria muitas respostas diferentes. Eles diriam direitos que conhecem, mas muito poucas pessoas sabem todos os seus direitos.

Conforme abordado nas definições acima, um direito é um tipo de liberdade. É algo a que você tem direito pelo fato de ser um ser humano.

Os direitos humanos são baseados no princípio de respeito ao indivíduo. Sua premissa fundamental é que cada indivíduo é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. Eles são chamados de direitos humanos porque são universais. Enquanto nações ou grupos restritos se beneficiam de direitos específicos, que se aplicam somente a eles, os direitos humanos são merecidos por todos — não importa quem sejam ou onde morem — simplesmente porque estão vivos.

No entanto, muitas pessoas, quando perguntadas sobre seus direitos, irão citar apenas a liberdade de expressão e de crença e talvez mais um ou outro. Não há dúvida que são direitos importantes, mas o propósito dos direitos humanos é muito mais amplo. Eles significam opção e oportunidade. Significam a liberdade de conseguir um emprego, seguir uma carreira, escolher um parceiro e criar filhos. Eles incluem o direito de viajar livremente e o direito ao trabalho remunerado, sem assédio, abuso ou ameaça de ser demitido de forma arbitrária. Eles abrangem, inclusive, o direito ao lazer.

Em eras passadas, não havia direitos humanos. Depois, surgiu a ideia de que as pessoas deveriam ter certas liberdades. E essa ideia, no início da Segunda Guerra Mundial, finalmente resultou no documento chamado Declaração Universal dos Direitos Humanos e os trinta direitos que todas as pessoas possuem.

ASSINE A PETIÇÃO