LEVANDO OS DIREITOS HUMANOS AO CORAÇÃO DO BRASIL
O professor Raimundo Sousa começa pela escola de sua cidade, mas pretende levar os direitos humanos a todo o país.
O lema de Teresina, a capital do Piauí, Brasil, é “Omnia in Charitatis” — que significa, em português, “Tudo pela Caridade”.
No espírito da frase, Raimundo Sousa, professor de inglês, trabalha perto de Teresina. A paixão dele é ajudar seus semelhantes com os direitos humanos.
“Acreditamos firmemente que o caminho para alcançar um mundo melhor, cheio de paz e justiça, começa em pequenos lugares como a nossa escola”, diz Sousa.
Sousa começou seu trabalho em 2012, organizando eventos para aumentar a conscientização sobre bullying nas escolas e educar a juventude sobre os direitos humanos.
Para lançar a próxima fase de seu trabalho, ele foi à procura de inspiração e encontrou a Jovens pelos Direitos Humanos. Ele estava ansioso para, como ele diz: “usar e desenvolver as ideias apresentadas neste kit fantástico... para provocar discussões, debates e mudar mentalidades.”
Assim, ele organizou um evento inaugural para 160 estudantes na escola estadual Mário Raulino. O público-alvo de Raimundo eram estudantes do ensino médio, que ele acredita que precisam tomar consciência de seu papel na formação da sociedade.
“Acreditamos firmemente que o caminho para alcançar um mundo melhor cheio de paz e justiça começa em pequenos lugares como a nossa escola.”
Durante a apresentação, Raimundo mostrou aos estudantes o livreto da Jovens pelos Direitos Humanos, passo a passo, convidando 30 estudantes diante de todos os participantes para recitar, cada um, um direito humano diferente. O que seguiu foi uma discussão de abrir os olhos.
“Foi uma experiência incrível”, diz Raimundo.
Raimundo orquestrou então um dia de ação social, visitando a comunidade carente de Mimbó a 172 quilômetros de sua cidade com uma equipe de voluntários. Juntos, eles entregaram brinquedos, roupas e alimentos em caixas de doações com o logotipo da Jovens pelos Direitos Humanos (JDH) e mostraram os anúncios de utilidade pública da JDH para aqueles que foram ajudados.
Raimundo, que decidiu se tornar o representante oficial para Jovens pelos Direitos Humanos no Brasil, está fazendo planos para levar o programa a todo o país.
“Infundindo os direitos humanos no coração de cada pessoa, elas se tornam verdadeiramente cidadãs”, diz ele.
FATOS
A VERDADEIRA SITUAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
As crianças são o nosso futuro e, no entanto, seus direitos são violados em todo o mundo.
300.000
CRIANÇAS MENORES DE 18 ANOS
são exploradas como soldados mirins por todo o mundo.
16.000
CRIANÇAS
morrem diariamente, a maioria de causas que se podem evitar ou tratar.
246
MILHÕES
de crianças em todo o mundo são forçadas a trabalho pesado e, às vezes, perigoso.
230
MILHÕES
de crianças com menos de cinco anos nunca são oficialmente registradas e, portanto, carecem dos direitos de cidadãos comuns.
100
MILHÕES
de crianças em todo o mundo estão fora da escola e não têm a oportunidade de receber educação.
PRECISAMOS DA SUA AJUDA
Ajude a tornar os direitos humanos uma realidade. Junte-se ao movimento internacional pelos direitos humanos tornando-se um membro da Unidos pelos Direitos Humanos (UDH). Auxilie pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos países-membros das Nações Unidas em 1948. Mais de 60 anos após ter assinado o acordo, sua promessa está longe de ser cumprida.