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A EDUCAÇÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS GANHA RESPEITO NA ÍNDIA

Theresa Micheal (centro), uma professora de inglês em Bombaim, Índia, aparece com seus alunos que agora são orgulhosos jovens defensores dos direitos humanos.

Em Bombaim, alunos têm orgulho de se transformar em defensores dos direitos humanos após aprenderem sobre seus direitos básicos.

O GloWorld Finishing School é uma dentre as 100 escolas de vilarejos em Bombaim, na Índia. Aqui, a professora de inglês, Theresa Micheal, explica como ela aborda assuntos atuais com seus alunos num esforço para promover conscientização e atitudes mais tolerantes e pacíficas.

Ao encontrar o site da Jovens pelos Direitos Humanos, Theresa diz que descobriu exatamente o que ela precisava para essa empreitada. Após receber o seu pacote educativo, ela prontamente distribuiu os livretos de “O Que São Direitos Humanos?” para sua turma.

A resposta a deixou boquiaberta. Após aprenderem sobre seus direitos fundamentais e a responsabilidade que advém com seu conhecimento, alunos que anteriormente tinham sido grosseiros e violentos repentinamente pararam. Eles começaram a respeitar uns aos outros. Vários estudantes organizaram até uma fogueira para queimar as drogas que estavam usando para simbolizar um novo início.

“Vejo as crianças se sentindo honradas quando recebem esse papel de defensoras dos direitos humanos”, diz Micheal. “Agora [elas] estão atraídas pela maneira correta de parar as coisas que estão erradas.”

Após imediatamente solicitar mais material, Micheal começou a dar lições regulares a grupos de 50 a 60 alunos por vez em Bombaim. À medida que a notícia do programa se espalhava, cem aldeias vizinhas começaram a exigir que suas crianças aprendessem sobre seus direitos inalienáveis.

Micheal está preparada para satisfazer a demanda e tem orgulho de embarcar no que ela chama de “causa nobre”.

“Eu espero que a minha contribuição possa tornar o mundo um lugar melhor”, diz ela.



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A preparação de alunos para assumir responsabilidades como cidadãos é confiada a professores de Estudos Sociais. No currículo da Jovens pelos Direitos Humanos, eles encontraram um instrumento precioso para realizar isso.

INACREDITAVELMENTE VALIOSO

“Tenho utilizado seu material há 3 a 4 anos em minha disciplina eletiva sobre direitos humanos. Eu uso o vídeo A História dos Direitos Humanos como um caminho para tratar rapidamente da história e das origens dos direitos humanos.... Os alunos aprendem a aplicar os direitos e conceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em situações da vida real. Como construí esse curso do zero, seu material foi inacreditavelmente valioso. Obrigado!”

VITAL E PLENAMENTE INCLUSIVA

“Eu uso este material diariamente! Eu planejo meu ano em torno deste material.... Nós discutimos cada um dos vídeos usando algumas de suas perguntas. Eu busco por experiências relevantes de alunos, e isso realmente faz com que a conversa se desenvolva. A educação dos direitos humanos é vital e está plenamente inserida em meu currículo.”

FAZ OS ALUNOS PENSAREM

“Eu uso os recursos da Jovens pelos Direitos Humanos em minha sala de terceiro ano como um ponto de partida para discussões sobre os direitos humanos e como introdução para reuniões matinais. Também tenho usado estes recursos em ambientes de idades diversas (grupos de enriquecimento) para fazer os alunos pensarem sobre qual é o tipo de projeto de serviço de aprendizagem em que possam estar interessados. Os curta-metragens são uma ótima forma de iniciar a discussão com os alunos.”

AS IMAGENS SÃO IMPACTANTES

“Meus alunos do sétimo ano recentemente criaram arte com os 30 artigos para o Dia dos Direitos Humanos da ONU. As imagens foram impactantes para os alunos, especialmente porque a linguagem do documento é difícil para alguns. O programa foi um recurso excelente para os alunos. Eles acharam os vídeos úteis para compreensão dos direitos humanos e da Declaração dos Direitos Humanos da ONU.”



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