NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

JOVENS PELOS DIREITOS HUMANOS NEPAL FAZ REUNIÃO INTERNACIONAL SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

200 representantes de 16 nações e dignitários participaram do 2º Fórum Internacional de Jovens sobre Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Representantes de todo o mundo se reúnem em Katmandu, Nepal, unindo forças para mudar o mundo com a educação dos direitos humanos.

O Fórum Internacional de Jovens sobre Direitos Humanos e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas) organizado pela Jovens pelos Direitos Humanos Nepal foi realizado em Katmandu. O tema foi “Parceria com os jovens para alcançar os ODS: saindo da política e entrando em ação”. A conferência de dois dias reuniu indivíduos apaixonados e com ideias afins que estavam unidos em um voto para mudar o mundo. A conferência foca capacitar jovens a participar da implementação, supervisão e avaliação dos direitos humanos em relação aos ODS.

Os ODS estão relacionados com a pobreza, a desigualdade, clima, degradação ambiental, prosperidade, paz e justiça. Programados para serem alcançados até 2030, cada objetivo se relaciona com um dos 30 artigos dos direitos humanos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Isso inclui o objetivo de alcançar a plena igualdade entre gêneros, não ter pobreza, fome zero, qualidade de ensino e mais.

“Nós nos comprometemos a agir, incluindo educar sobre os direitos humanos nos setores de educação formal e informal.”

Mais de 200 jovens representantes vindos de 16 países trocaram pontos de vista, compartilharam experiências comuns e desenvolveram planos de ação realistas para reconstruir comunidades. O Honorável Ganesh Prasad Timilsina, Presidente da Assembleia Nacional do Nepal, inaugurou o evento. Outros dignitários que estavam presentes eram representantes da Comissão dos Direitos Humanos, Conselho Nacional da Juventude, Banco Mundial e Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas.

A conferência terminou com a assinatura de uma Declaração da Juventude, que afirma em parte: “Nós nos comprometemos a agir, incluindo educar sobre os direitos humanos nos setores de educação formal e informal e alcançar os ODS na comunidade mais ampla e especialmente vulnerável.... Nós pedimos a todos os povos, especialmente aos nossos jovens colegas, para sair da política e entrar em ação por meio de educarmos a nós mesmos em relação à Declaração Universal dos Direitos e dedicar-nos aos ODS para o benefício das nossas comunidades, os nossos países e o mundo.”



FATOS

A REALIDADE DA POBREZA

O Artigo 25 da DUDH garante comida e abrigo para todos, mas aqui está a realidade:

3 BILHÕES DE

PESSOAS

(quase metade da população mundial) vivem com menos de US$ 2,50 por dia

1,3

BILHÃO

desses 3 bilhões vive com menos de US$ 1,25 por dia — em condição de pobreza extrema

22.000

CRIANÇAS

morrem a cada dia devido à pobreza

151

MILHÕES

de crianças com menos de 5 anos têm seu crescimento inibido devido à má nutrição crônica no ano de 2017

Estima-se que 842.000

PESSOAS

morrem anualmente devido à falta de acesso à água potável, saneamento e higiene das mãos



VOCÊ PODE AJUDAR

Junte-se ao movimento dos direitos humanos internacionais se tornando um membro da Unidos pelos Direitos Humanos. A Unidos pelos Direitos Humanos auxilia pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD