NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

UMA NAÇÃO CONHECIDA PELA PAZ CONTINUA A LIDERAR SUA PRÓPRIA CAMPANHA DOS DIREITOS HUMANOS

A seleção da Costa Rica e o Presidente do país, com a primeira dama e o filho, seguram um livreto de O Que São os Direitos Humanos? personalizado com a participação de todos os jogadores.

A Costa Rica é conhecida como um exemplo de paz e democracia, e para assegurar que essa reputação nunca desvaneça, há o programa educativo dos direitos humanos que chega a todos os cantos da nação.

A Costa Rica é conhecida pela sua democracia estável, por investir mais de seu orçamento anual na educação do que a média global e por ter abolido seu exército permanente em 1948. O arquiteto da paz da nação é o antigo Presidente Dr. Óscar Arias Sánchez, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho de acabar com as guerras civis da América Central. Isso levou à assinatura de um plano de paz em 1987 que foi aprovado por cinco nações da América Central.

Quando, em 2017, o Dr. Arias foi convidado para a Cúpula dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Nova York, ele e sua esposa, Suzanne Fischel, descobriram a Jovens pelos Direitos Humanos, e foi um ajuste natural. Eles começaram a trabalhar de perto com a equipe da Jovens pelos Direitos Humanos da Costa Rica, que é dirigida por Marco Aurelio Zuñiga e composta por sua esposa, Tatiana Salgado, seus filhos e voluntários.

A equipe da Jovens pelos Direitos Humanos alcançou o público por meio da mídia, desde o jornal La Extra à rádio Teletica 91,5 FM, Canal 7 de Televisão e outros; uma audiência de mais de 2 milhões de pessoas. Eles depois falaram aos estudantes nas escolas e universidades, incluindo o Colégio Técnico Profissional, a Universidade Nacional, a escola Santa Cruz e mais.

A ação seguinte foi com o esporte nacional da Costa Rica: o futebol. Depois que o Presidente da Federação Nacional de Futebol da Costa Rica foi informado, ele entrou rapidamente a bordo. Com a ajuda de Fischel, um livreto personalizado que apresenta os jogadores de futebol e todos os 30 direitos humanos foi criado. Então, foi oficialmente lançado no evento de despedida da seleção que ia para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. No lançamento estava o Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada. Cada jogador, o Presidente e outros dignitários receberam o novo livreto. Com os livretos em mãos, os voluntários da Jovens pelos Direitos Humanos Costa Rica juntamente com o Dr. Arias e Fischel distribuíram os livretos no Estádio de Futebol Nacional da Costa Rica aos torcedores da seleção no jogo de despedida. No total, eles distribuíram mais de 128.000 exemplares do livreto.

Para garantir que os direitos humanos se tornem parte do tecido da sociedade, a Jovens pelos Direitos Humanos Costa Rica, fez parceria com o Instituto de Fomento e Assessoria Municipal (IFAM), que aconselha os governos locais costa-riquenhos, totalizando 82 municípios. O instituto queria imediatamente que seus treinadores aprendessem a entregar a outros a quem também treinassem. O programa começou com 10 seminários a 361 participantes do IFAM.

Com a educação eficaz dos direitos humanos, a Costa Rica continua a dar um exemplo para o mundo como um país de educação e paz.



ENTRANDO EM AÇÃO
Junte-se a nós para o Dia dos Direitos Humanos

Junte-se a nós e faça eventos e atividades na sua área nos próximos meses, e faça os 30 direitos humanos conhecidos e praticados na sua comunidade.

Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que mostra os 30 direitos que todos os seres humanos têm. Todos os anos no dia 10 de dezembro, as filiais de Unidos pelos Direitos Humanos e Jovens pelos Direitos Humanos em todo o globo realizam eventos e atividades em homenagem a esse dia.

E neste ano, a celebração foi melhor ainda pelo 70° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com uma série de eventos sem precedentes, incluindo fóruns dos direitos humanos, marchas, petições, concertos, seminários, concursos de arte e stands de direitos humanos; tudo para aumentar a consciência sobre esses direitos universais. Você pode começar a planejar agora para os eventos. Informe os seus planos de antemão para nós e envie fotos e vídeos do que você fez. Juntos podemos garantir que os direitos humanos sejam conhecidos e respeitados por todos.



VOCÊ PODE AJUDAR

Junte-se ao movimento dos direitos humanos internacionais se tornando um membro da Unidos pelos Direitos Humanos. A Unidos pelos Direitos Humanos auxilia pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD