NOTÍCIASFAZENDO DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

DESTAQUES DAS CÚPULAS ANTERIORES

O jovem vencedor do concurso de redação de 2001 “O que são direitos humanos?”.

Cada Cúpula marcou etapas no desenvolvimento da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional e estabeleceu tradições que tornaram a Cúpula o que ela é hoje.

Em 2001, um concurso mundial de redação foi lançado e questionou a juventude: “O que são direitos humanos?”. Os vencedores receberam o prêmio no Hotel President Wilson em Genebra. A partir das respostas dadas, ficou claro que as crianças estavam mais preocupadas — e extraordinariamente mais articuladas — quanto a mudar as condições na sociedade do que geralmente se costuma pensar. Com este estímulo, nasceu a Jovens pelos Direitos Humanos.

O primeiro livreto O que são Direitos Humanos? foi publicado, colocando a Declaração Universal dos Direitos Humanos em uma linguagem que crianças poderiam compreender. Em 2004, a Jovens pelos Direitos Humanos Internacional lançou seu primeiro Tour Educativo Mundial, visitando 14 países e em cada um deles inspirou jovens a se tornarem defensores dos direitos humanos.

Para unir a rede global de novos jovens defensores dos direitos humanos criada e para conectá-los a líderes de governos e organizações não governamentais, a primeira “Cúpula Internacional da Juventude” foi concebida.

2004 — Nova York: A primeira Cúpula foi realizada na Casa UNICEF em parceria com os Amigos das Nações Unidas. A Cúpula presenciou a estreia mundial do videoclipe de última geração do rap “UNITED”, promovendo os direitos humanos com a mensagem: “Conheça os seus direitos humanos: eles poderão ajudá-lo algum dia”. O escritor/diretor do vídeo tinha apenas 19 anos.

2005 — Los Angeles: A 2ª Cúpula Anual foi em Los Angeles, com Representantes da Juventude de 30 países. O vídeo “UNITED” ganhou prêmios importantes no Festival de Cinema de Colorado, Moondance, Festival de Filmes Independentes de Nova York e Festival de Cinema de Taglio Corto em Florença, Itália.

Vossa Excelência, Dr. Boutros Boutros-Ghali, o Sexto Secretário-Geral das Nações Unidas (1992-1996), com 92 anos de idade, compartilhou uma mensagem especial para encorajar os jovens a continuarem a promover os direitos humanos e a atraírem a atenção da nova geração.

2006 — Nova York: Essa Cúpula viu a estreia internacional de “30 Direitos. 30 Anúncios” — Anúncios de utilidade pública de 60 segundos para cada um dos 30 direitos humanos. A primeira Premiação de Herói dos Direitos Humanos foi entregue — agora se tornou uma tradição anual da Cúpula.

2007 — Los Angeles: Realizado na Universidade da Califórnia no campus de Los Angeles, a Cúpula teve como orador principal, Jack Healy, ex-Diretor Executivo da Anistia Internacional, e Enzo di Taranto, um alto funcionário dos direitos humanos das Nações Unidas.

2008 — Nova York: Para o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Ford Roosevelt homenageou sua avó Eleanor Roosevelt, Presidente da comissão que elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos há 60 anos.

2009 — Genebra: Nesta primeira Cúpula de Direitos Humanos em Genebra, a Jovens pelos Direitos Humanos Internacional estreou o vídeo da História dos Direitos Humanos — dando a definição e a história do termo “direitos humanos”. Este vídeo, o livreto, “UNITED” e os 30 Anúncios de Utilidade Pública formam o núcleo do currículo escolar atual da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional.

2010 — Genebra: A Jovens pelos Direitos Humanos Internacional realizou sua primeira Cúpula no Palácio das Nações, o Escritório das Nações Unidas em Genebra.

2011 — Genebra: Para marcar o 10º Aniversário da Jovens pelos Direitos Humanos Internacional, a Cúpula foi realizada na mesma sala do Hotel President Wilson onde a Jovens pelos Direitos Humanos Internacional lançou seu primeiro concurso de redação há 10 anos.

2012-2014 — Bruxelas: Nos próximos três anos, a Cúpula foi realizada em Bruxelas para facilitar a participação dos Diplomatas da União Europeia. Em 2014, a Vossa Excelência, o Dr. Boutros Boutros-Ghali, Sexto Secretário-Geral das Nações Unidas (1992-1996), que na época tinha 92 anos de idade, compartilhou uma mensagem especial para encorajar os jovens a continuar a promover os direitos humanos e a atrair a atenção da nova geração.

2015 — Nova York: Retornando à sede da ONU em Nova York, essa Cúpula começou outra tradição ao enviar Representantes da Juventude às ruas para distribuir livretos e reunir assinaturas para uma petição exigindo o ensino obrigatório dos direitos humanos.

E foi assim que foi feita a Cúpula deste ano.



DISPONIBILIZAR A EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Junte-se ao movimento dos direitos humanos internacionais ao se tornar um membro da Unidos pelos Direitos Humanos. A Unidos pelos Direitos Humanos auxilia pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD