Violações
de Direitos Humanos

ARTIGO 19 — LIBERDADE DE EXPRESSÃO

“Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”

No Sudão, defensores dos direitos humanos foram presos e torturados pela inteligência nacional e forças de segurança.

Na Etiópia, dois defensores dos direitos humanos proeminentes foram condenados por falsas acusações e sentenciados a quase três anos na prisão.

Na Somália, um proeminente defensor dos direitos humanos foi assassinado.

Na República Democrática do Congo, o governo ataca e ameaça os defensores dos direitos humanos e restringe a liberdade de expressão e de associação. O governo usou disposições da Lei de Imprensa de 2004 para censurar jornais e limitar a liberdade de expressão.

A Rússia reprimiu a dissidência política, exerceu pressão sobre a mídia independente ou fechou e perseguiu organizações não governamentais. Manifestações públicas pacíficas foram dispersadas à força, e advogados, defensores dos direitos humanos e jornalistas foram ameaçados e atacados. Desde o ano 2000, os assassinatos de dezessete jornalistas, todos críticos das políticas e ações governamentais, ainda permanecem não resolvidos.

No Iraque, pelo menos 37 funcionários iraquianos da mídia foram assassinados em 2008, e outros 235 também perderam suas vidas desde a invasão de março de 2003, o que faz do Iraque o lugar mais perigoso do mundo para jornalistas.

ASSINE A PETIÇÃO