“Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”

— Nelson Mandela

Defensor dos Direitos Humanos
Nelson Mandela (1918 —2013)

Nelson Mandela, um dos símbolos dos direitos humanos mais reconhecidos do século XX, é um homem cuja dedicação às liberdade de seu povo inspira os Defensores dos Direitos Humanos de todo o mundo. Nascido em Transkei, África do Sul, filho de um chefe tribal, Mandela obteve uma educação universitária com diploma em direito. Em 1944, tornou-se membro do Congresso Nacional Africano (CNA) e trabalhou ativamente para abolir as políticas do apartheid do Partido Nacional. Ao ser julgado pelas suas ações, Mandela declarou: “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que eu espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”

Sentenciado a prisão perpétua, Mandela converteu-se num forte símbolo da resistência para o crescente movimento antiapartheid, negando-se repetidamente a comprometer sua posição política para conseguir a liberdade. Finalmente solto em fevereiro de 1990, ele intensificou sua batalha contra a opressão para atingir os objetivos que ele e outros se propuseram a alcançar quase quatro décadas antes. Em maio de 1994, Mandela começou seu mandato como o primeiro presidente negro da África do Sul, um cargo que deteve até junho de 1999. Ele presidiu a transição do governo de minorias e apartheid, tendo conquistado o respeito internacional pela sua defesa da reconciliação nacional e internacional. Uma celebração internacional de sua vida e nova dedicação às suas metas de liberdade e igualdade foi realizada em 2008 no seu nonagésimo aniversário.

“Se você fala com um homem numa linguagem que ele compreende, o recado entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” — Nelson Mandela

DOWNLOAD »