Unidos pelos Direitos Humanos
REFORMANDO O EXÉRCITO COLOMBIANO E RESTAURANDO A “FÉ NA CAUSA”
Por mais de 50 anos, a Colômbia foi dilacerada por um conflito armado interno, com o Exército Nacional e grupos paramilitares travando uma guerra de contrainsurgência em oposição às guerrilhas de esquerda. Durante o conflito sangrento, graves violações dos direitos humanos foram perpetradas.
O escândalo dos “falsos positivos” (um teste que detecta falsamente uma condição que não está presente) foi exposto publicamente em 2008. Isso envolvia uma série de assassinatos em que membros do exército vestiam civis pobres ou com problemas mentais como insurgentes, eles os matavam e apresentavam como vítimas insurgentes, ganhando promoções e outras recompensas com a contagem amplificada de corpos.
leia mais >>
PROGRAMA MUNDIAL PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
FASE DOIS » FORÇAS DE SEGURANÇA
Em 10 de dezembro de 2004, no final da Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos, a Assembleia Geral da ONU anunciou o Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos de três fases para promover a implementação de programas de educação sobre direitos humanos em todos os setores da sociedade.
A Fase Um (2005-09) enfatizou a implementação da educação em direitos humanos nos sistemas de ensino fundamental e médio.
A Fase Dois (2010-14) exigiu a integração da educação em direitos humanos no sistema de ensino superior e na formação de professores e educadores, servidores públicos, policiais e militares.
A Fase Três (2015-19) se concentra em jornalistas e outros profissionais da mídia, com ênfase na educação e treinamento em igualdade e não discriminação. O objetivo do programa é combater estereótipos e violência; adotando o respeito pela diversidade e promovendo a tolerância, o diálogo intercultural e inter-religioso e inclusão social.
leia mais >>
Direitos Humanos em Ação
QUANDO A COMPAIXÃO LEVA À DEFESA
No outro extremo da gama de violações horrendas de direitos humanos por parte das forças de segurança na Colômbia, o currículo de Dar Vida aos Direitos Humanos de Unidos pelos Direitos Humanos é ministrado por professores em todo o mundo.
leia mais >>“ELES [OS ALUNOS] SE TORNAM MAIS ALTRUÍSTAS E FICAM MAIS INTERESSADOS NO QUE ACONTECE EM TORNO DELES E NÃO TOLERAM INJUSTIÇAS CONTRA OS OUTROS.”
EDUCAÇÃO GLOBAL EM DIREITOS HUMANOS
Unidos pelos Direitos Humanos e sua vertente juvenil, Jovens pelos Direitos Humanos Internacional, criaram parcerias com organizações nacionais para desenvolverem e implementarem programas de educação e treinamento sobre direitos humanos em países de todo o mundo. Estes são:
Etiópia Comissão Etíope dos Direitos Humanos
Camarões Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdades
Mongólia Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Mongólia
DATAS
Defesa dos Direitos Humanos em 2015
20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social
1º de março: Dia da Discriminação Zero
21 de março: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
6 de abril: Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz
20 de junho: Dia Mundial do Refugiado
30 de julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
21 de setembro: Dia Internacional da Paz
16 de novembro: Dia Internacional da Tolerância
10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos das Nações Unidas
MARCOS NA EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
|
|
AJUDE OS DIREITOS HUMANOS A SE TORNAREM UMA REALIDADE
Junte-se ao movimento dos direitos humanos internacionais tornando-se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. A Unidos pelos Direitos Humanos auxilia pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.